segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Novos adolescentes...

Sobre esta notícia..

Esfaqueou a mãe por causa da PlayStation e da Net

Uma criança de 13 anos deu várias facadas na mãe porque os pais o puseram de castigo, retirando-lhe a consola de jogos Playstation e o acesso à internet. 
 (excerto de notícia  de jornal Correio da Manhã)

Nem sei o que dizer... 13 anos??? Eu aos 13 anos era rebelde qb sim, e era "má" com os meus pais mas isto?? Quando me tiravam a playstation  o pc eu lá refilava mas paciência! A sério como é possivel um puto, desculpem as pessoas de 13 anos que são adolescentes decentes mas este rapaz sinceramente é um puto! Como é que alguém tem coragem de esfaquear a própria mãe??? Eu não sei como é que a Mãe vai conseguir voltar a olhar o filho nos olhos.. e ele? claro estamos em Portugal logo coitadinho é uma criança está é com problemas psíquicos! Se fosse meu filho no mínimo passava uns bons 10 anos num internato!
(Opinião pessoal da Tixa)

E li outra noticia muita parecida com esta, mas infelizmente com um desfecho bem pior.. um miúdo de 16 anos que matou, repito matou a própria Mãe... Mas como estamos a falar de um  caso ocorrido nos E.U.A este vai ser julgado como um adulto.

Agora pergunto a mim mesma, que rumo estão a tomar os nossos adolescentes??

(Podem ler estas noticias aqui )

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bom humor :D

Hello!!! 
Eu hoje estou tão bem disposta!!!Nem este tempo me tira este bom humor.
Depois do mau humor após saber que tinha tido 9,5 valores no teste, desanimei, e tipo não me preocupei com a oral, sim eu sei que fiz mal mas tantos neurónios queimados para o teste para ter 9,5?? Valha-me!
O que acontece é que o que tem que ser tem muita força, sendo assim no meio dos episódios das minhas tão famosas adoradas séries tirei uns minutos para passar a computador a apresentação oral, para ver se assim a estudava... dado que tinha lido apenas o primeiro parágrafo e a tinha arrumado longe da minha vista, a verdade é que também estava pronta para chegar lá e dizer o que me viesse a cabeça dado que no meio dos temas para escolha, optei por falar do voluntariado, e assim com a minha experiência nesta área tornava-se mais fácil improvisar. A apresentação oral foi hoje, sendo assim ontem na escola de Inglês é que li e decorei a dita cuja em 2 horas! Fantástico, se fosse sempre assim !
Quando cheguei à sala o pessoal que veio a seguir, entrava "assustadíssimo", estávamos todos para o mesmo, eu não estava nervosa ( estava um nadita), estava apenas ansiosa para me "librar" da maldita apresentação que me andava a atormentar à dias, e que eu teimava em não estudar. Suspense.... tive 14!!!! hehe não é uma nota fantástica, mas é juntamente com outra do mesmo valor a segunda melhor nota da turma, sim foi um 17 e depois os nossos 14, eu fui quase das últimas e ao ver as notas baixas que estavam a ser dadas estava a desesperar! Estou felicíssima, claro! O que me prejudicou foi a minha pronúncia meio que engasgada dos nervos, de resto a stora gostou da apresentação, das expressões usadas, referiu um erro meu a meio, de certeza que foi um tempo verbal -.-'. Já passou e estou relaxadissíma! 


Quanto ao teste, recebi hoje o dito cujo, ele no geral não tenho grande coisa mal, apenas não tenho cotação total em tudo, de grámatica errei o que estava a espera... sendo assim como é possível uma nota tão baixa?? Em 48 pontos (ou 50) da composição tive 6 pontinhos! Pois... para mim os testes de Inglês deveriam ser de pelo menos 120 minutos. 

Ps- Eu falei a meio de séries, andavam a falar-me muito bem da série "Vampire Diaries", mas como não sou nada adepta desta louca era de vampirismo pensava que não valia a pena, que era mais do mesmo, e é um bocado romance e nana e eu não sou lá muito apreciadora de romances ("Grey's Anatomy" é a excepção! desde 2005 a assistir espectáculo!). Mas depois da própria Miss me falar maravilhas da série toca a espreitar, e que espreitadela! Gosto, vicia, e olhem faz muitissímo bem ás vistas se é que me percebem x).

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Doente

O  que posso dizer sobre o título? 
Foi já na passada sexta-feira que se celebrou o Dia Mundial do Doente. Este era um daqueles dias que eu não fazia muito bem ideia que existisse e mesmo que fizesse, penso que não lhe daria o devido valor. Como sou voluntária hospitaleira , fui convidada para as celebrações do mesmo na clínica onde sou voluntária.
Posso dizer que aquele estava a ser um dia não muito feliz , dado a notícia da minha nota no teste que tanto me "matei" a estudar e literalmente, no meu ver para nada (9.5)!! Bastou-me chegar a meio do meu percurso  para a clínica para esse dia tão...ingrato dar um reviravolta, encontrei duas utentes, surpreendi-las ao chegar-me perto delas de mansinho... pensei eu que era eu que as estava a surpreender.. uma delas com  a qual eu sempre convivi mais durante os dias e dias que ficava ,enquanto criança, ao pé da minha mãe nos seus turnos,  virou-se para mim depois de me interrogar para onde ia eu e se já tinham acabado as aulas com a seguinte frase "és a melhor do Mundo".. uau eu já ouvi muitas palavras doces das minhas "meninas" da unidade, mas estas ditas no momento em que eu só queria desistir da incessante e ingrata luta por conseguir terminar o meu secundário, encheram-me o meu coração com um misto de emoções, ela continuou a andar abraçada a mim, só consegui retribuir o apertado abraço e continuar a caminhar a seu lado.
No restante dia mal me consegui lembrar do que me atormentava, era impossivel, o convívio com os restantes voluntários foi muito agradável, somos poucos, mas bons muito bons! 
Mas eu não consegui ficar no convívio até a hora do "bailarico", sendo um dia de festa,  as utentes tiveram visitas, as tão sempre aguardadas... mas nem todas tiveram essa sorte e por saber isso e saber que muitas estavam como sempre "sozinhas"  na unidade fui para a beira destas mesmas... claro que haviam lágrimas e apelos para terem visitas... a mim só me restou escutar e dizer que eles viriam quando pudessem... Apesar disto notava-se perfeitamente que era um dia diferente para todas elas, estavam "vestidas com roupa de festa" tal como me iam dizendo e aqueles rostos marcados por dor e sofrimento sorriam, como poucas vezes sorriem. Foi mesmo um dia muito especial para as utentes, foi também um dia que me fez perceber ainda mais que elas já me "acolheram"  como um membro da família... Elas conseguiram que eu dançasse com elas! eu odeio dançar!completamente! Mas  foi algo que nesse dia tão especial me deu um prazer muito particular, pois ver a alegria por esta festa nos seus rostos foi óptimo! Juro que sai de lá bem cansada, dado que bailei com muitas! Fui um dia, que eu considero que me trouxe uma grande lição de vida, e me fez ver a vida de uma forma diferente... Vão ficar gravados na minha memória, para sempre, aqueles enormes sorrisos...
E é isto... não consigo expressar nem metade do que senti..



Ps- Como sabem a patologia tratada na clínica é a doença mental, e assim sendo a comemoração deste dia lá como é óbvio foi dedicado a esta patologia, mas é bom recordar que foi o Dia Mundial de todas as pessoas que sofrem com todo o tipo de doenças. E este dia, deveria a meu ver, todos os dias!E estas muitas pessoas deveriam ser lembradas TODOS os dias, e não o contrário como acontece..

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A realidade dos nossos idosos...

É muito triste ter de surgir uma notícia como a que surgiu ontem nos média, acerca da idosa que morreu há 8 anos atrás e só agora foi encontrada... é mesmo muito triste... Porque só depois de algo assim acontecer é que começámos a ver que os telejornais já dispensam alguns dos minutos, horas dedicados à política, para abordar o tema da solidão na terceira idade. "This is the country that we have!".
O que eu tenho a dizer pessoalmente sobre isto? Uma palavra... lamentável... Essas pessoas dedicam a sua vida aos filhos e a fazer de tudo para que esses tenham o que estes não tiveram no passado, para em troca recebem este agradecimento. 
 O que me dói e corrói cá bem no meu interior é a presente situação dos meus avós... O meu Avô... sozinho em casa, sem querer lares, sem querer vir para nossa casa, e nós a vivermos longe e não podermos dar o apoio diário que desejaríamos... Já a minha avó é outra história, não muito mais feliz, mas por ela, pareço não ser ninguém para fazer o que quer que seja para a ajudar...
Apesar de ainda faltarem uns bons anos, já vou pensando como será quando os meus pais atingirem essa faixa etária e é simples, não os vou desamparar... os meus pais são excepcionais comigo e com o meu irmão, abdicaram de imensas coisas na vida por nós, tenho um imenso orgulho neles, são os primeiros que nos secam as lágrimas quando necessário, são eles que nos apoiam nas nossas quedas... são eles o nosso pilar. E hoje já crescidotes, eu e o meu irmão tentámos já começar a retribuir o que eles fizerem ao longo da nossa vida por nós. Já debatemos algumas vezes este assunto cá em casa, sim porque os nossos pais dizem "oh filhos vocês vão ter a vossa vidinha e nós vamos para um lar, estamos lá bem." eu e o meu mano simplesmente odiámos quando eles proferem tal coisa, tivermos a vida que tivermos, eles serão sempre a nossa vida! Eles serão sempre uma parte de nós, parte essa que nunca vamos descartar, nem  muito menos dispensar...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Domingo deprimente...

Sinceramente não sei explicar o porquê, mas as festas da minha village passam-me completamente ao lado, sou católica e assim sendo uma das únicas coisas ( para não dizer que e a única que aprecio) é mesmo a precisão que deslumbro da minha janela da sala. De resto... não é comigo.
 Tanto não é que só lá meti os pés para beber café, comprar uma rifinha e ouvir a tuna, sim eu desconhecia mas a minha aldeia tem uma tuna.

O  meu fim de semana, melhor, o meu Domingo foi deprimente! No sábado, já que ia ficar sozinha em casa meti os pezitos ao caminho e fui visitar as minhas utentes, não foi voluntariado, foi uma visitinha mesmo. E ainda aproveitei para ir ver a minha avó...
Mas o Domingo... ai que deprimente! Com o meu pai fora, a minha Mãe apeteceu-lhe foi ficar a fazer uma sessão de cinema o dia todo, ainda demos um pulo à festa, mas voltamos logo para casa, aproveitando a deixa ,deitei-me na chaise long do sofá com o cat aos pés e a ver séries no pc, oh sim fiquei perdida de sono, dormi duas horas abraçada ao cat, e segundo a minha mãe respirei alto, eu nunca me aconteceu tal coisa! Açoriana minha cara, isto é castigo por gozar contigo do teu respirar a dormir!!! Meninas não o voltemos a fazer que Deus castiga! Mas vá Açoriana nós temos a desculpa que é não é desculpa da nossa amiga em comum sinusite. Assim sendo e provado pelo clip que enviei uma noite destas com o meu gato a respirar alto, chamemos assim aqueles barulhos por ele produzidos, eu e ele  juntos deve ter sido uma bela de uma sinfonia!

Vá despeço-me com uma das imensas fotos que tiro quando o meu cat se põe a dormir ao meu lado. (Foi tirada debaixo dos lençóis!!)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Será só a mim??? .... Não iinfelizmente eu sei que não.

Estava uma bela de uma noite, eu quentinha no meu quarto, quando me lembro de ir ver os locais onde existe o curso que eu queria, médias, disciplinas... Uau depois de tanta hesitação e tanto pensar, decidi de vez terapia ocupacional como a vencedora, sim dado que estava 50/50 com terapia da fala.

Não podia ter corrido melhor (sarcasmo), local, média aceitáveis, disciplinas... resultado...explosão de "baba e ranho" bem... chorei como há muito não chorava e só pensava : "Mas que faço eu??? eu não vou entrar para um piiii de curso só porque sim!", lá tive a falar com a   Açoriana que me disse que era melhor arranjar outra opção... Danoninho   posso te ligar? (sim dado a hora que era) bem coitada que teve de levar comigo,  acalmou-me bastante e deu-me logo uma opção "animação socioeducativa", eu já tinha ouvido falar de sociocultural, mas socioeducativa não, na altura pronto e não "vi" grandes  diferenças mas depois de uma pesquisa mais a fundo... tem muita diferença...
Hoje falei com o terapeuta ocupacional da clínica onde faço voluntariado, que para além de ser terapeuta ocupacional dá aulas na faculdade para onde eu iria. A minha mãe já tinha falado com ele, então eu aproveitei e foi-me aconselhar com ele,  expliquei-lhe que vinha de humanidades e nunca tinha tido disciplinas do género de anatomia, fisiologia... ele explicou-me com o devido conhecimento e experiência que tem, que também nunca tinha tido tais disciplinas, apesar de ser de ciências, e eu perguntei "Mas são iniciação?" ele volto-me a repetir que nunca as tinha tido antes e que claro algumas dão mais trabalhos (tal como acontece em todos os cursos),  também referiu que agora todas as disciplinas são feitas por frequência (penso que antes não seria assim)  e que os professores nos cedem as informações todas acerca do que temos que estudar e que daí organizamos o nosso próprio estudo de no final, 40-50 páginas, o que nos exames seria muito mais.
Nesta altura ainda não sei o que fazer, não quero me precipitar e entrar num curso que não me dará o que quero, visto que ele também me mencionou que já pelo menos uma estagiária de animação socioeducativa tinha tentado ir para a clínica e não foi aceite porque não é esse tipo de pessoas qualificadas que este tipo de clínicas pretendem, ai fiquei muito preocupada, pois não limito o meu  trabalho apenas a esse tipo de patologias, mas será das principais onde quero exercer a minha profissão, com as devidas qualificações, claro.
Por outro lado e bem importante, vou estar a investir dinheiro num curso que não é o que realmente desejo e para depois não poder exercer o que quero.
Sendo assim ,seja o que Deus quiser terapia ocupacional eu vou!! Muito estudo eu vou ter de fazer, mas é assim mesmo, não vou fugir ao meu sonho por medo de disciplinas e wherever!
Não de todo eu não vou mais uma vez deixar que medos me vençam!



Ps- Acabei de ir falar com o mano e expliquei e ele que nessas coisas é muito directo, disse-me para ir para terapia ocupacional.
pps- Uma prima fez curso profissional de animação sociocultural e ia eu para a faculdade gastar dinheiro em tirar o que vai dar ao mesmo, eu sei que não é o mesmo, mas na altura do contacto muitas vezes é.

ppps- Oh cara Danoninho , não existe nada como as nossas ao telemóvel até as 3 da manhã brutal! "Estou a falar para ti de olhos fechados, amanhã não me lembro do que te disse.." , "Vamos contar até três e desligar" ... "Pla mor de Deus! xau dorme bem e obrigada por tudo!"

Sim mas uma vez vocês foram um "salvação"!<3