sexta-feira, 18 de março de 2016

Intolerância à lactose (a minha experiência)

Olá pessoal!!
Hoje venho abordar um tema que hoje em dia é muito falado, sendo que já virou moda até... Enfim vamos à minha experiência com a lactose.
Sempre bebi leite, era daquelas crianças que não se deitava sem beber um copo de leite, por dia bebia em média 3 copos. Comia IMENSO queijo,lasanha, pizza, enfim..
Há cerca de quatro anos comecei a passar muito mal após beber leite, comer iogurtes (ficava tão mal disposta!), já para não falar como ficava quando comida queijo (sempre adorei queijo, de todos os tipos). 
Nessa altura decidi então eliminar o queijo e os iogurtes por completo e substituir o leite por leite sem lactose. Como melhorei percebi logo que tinha de eliminar ao máximo os alimentos com maior percentagem de lactose.
Continuo a comer produtos com lactose, mas em pequenas quantidades, por exemplo, bolachas com leite ,chocolate, pizza (muito raramente e quando acontece tiro grande parte do queijo).
Felizmente o mercado aposta cada vez mais em produtos para intolerantes.
Deixo-vos uma lista dos produtos que passei a consumir diariamente.

Sei que existem imensas marcas, mas quando comecei a beber leite sem lactose só havia mesmo este da mimosa, então até hoje só bebo este. Tentei mudar uma vez e não gostei do outro leite... o sabor era diferente.
Raramente compro porque uso o chocolate em pó, mas é uma óptima opção se quiserem trazer convosco na mala.

Descobri apenas há uma semana que a philadelphia tinha este creme de queijo sem lactose (tenho de agradecer à minha amiga B  pela dica, obrigada babe). Estou "in love" tinha tantas saudades de creme de queijo...
Não gosto de soja, no entanto adoro estes iogurtes, o sabor é super "leve".


Foram apenas estes produtos que entraram na minha alimentação para substituir os que não tolero mesmo, de resto não faço grandes restrições, aliás quanto aos iogurtes tolero os bicompartimentados (aqueles com smarties, kit kat...) muito bem, ao contrário dos de aromas.. Isto porque a quantidade de lactose varia imenso entre os dois.
Resumindo não é agradável mas não é nenhum drama, o segredo está em olhar para os rótulos antes de comprar!



3 comentários:

  1. Como te compreendo, mas eu não tolero nada com lactose. Bebo esse leite da mimosa e às vezes intecalo com o da vigor sem lactose. Já começam a haver muitas alternativas no mercado mas os preços são elevados...

    L*
    (makeupnotonly.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  2. É muito chato, não tolerar nada então pior :( Felizmente vou tolerando poucas quantidades mas nada de muita aventura...
    É um exagero os preços praticados nestes produtos.. Vou experimentar o leite da vigor, obrigada pela dica!
    Obrigada por me visitares na minha "morada atual" :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Verdade! Felizmente a oferta é cada vez maior! Até queijo fatiado já encontro (já tinha encontrado um mas não tinha gostado), o que comprei agora é mega bom *.* Ou seja posso voltar a comer torradas mistas, algo que não como há anos...

    ResponderEliminar